quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O poder que os meios de comunicação Social na Sociedade

Os três programas televisivos do meu agrado são: os ídolos, as novelas e documentários, as formas de comunicação que utilizam são de entretenimento, e informação.

Os meios de comunicação social têm um grande poder na sociedade, pois é através destas que as pessoas ficam mais bem informadas sobre o que se passa em todo o mundo e é através delas também que as pessoas ocupam os seus tempos livres visionando e pesquisando coisas para entretenimento.

Ex: na altura do Natal passam muitas publicidades de brinquedos para crianças e assim elas ficam muito influenciadas com isso, por isso mesmo a comunicação tem um grande poder sobre a sociedade pois influência muito as pessoas.

A importância da leitura

Não costumo ler muito por isso sou da opinião que o indivíduo que lê pouco apresenta dificuldades nos níveis de compreensão textual (análise sintáctica, semântica e interpretativa do texto). Com base nisso a leitura é muito importante para que a pessoa obtenha uma melhor compreensão linguística.

Li um livro à algum tempo cujo o título era o “segredo” de Rhonda Byrne. Com a leitura deste livro aprendi que a felicidade dá muito trabalho a construir. Mas arrastarmo-nos pela nossa curta existência sem a saborear, só pode transformarmo-nos em seres infelizes e amargurados. Por isto tudo, roube ao mundo uns preciosos minutos para si. E olhe o futuro. O segredo, no fim de contas, é acreditarmos em nós mesmos e também aprender a gostar de nós.

Este livro é centrado na lei da atracção, com a leitura deste fiquei um pouco confusa, pois não sei se posso acreditar que pensar coisas positivas atrai coisas positivas e coisas negativas atrairá coisas negativas.

Evolução da cultura ao longo dos tempos

Foram muitas as mudanças culturais ao longo dos tempos. Antigamente as pessoas não tinham muita cultura, assim sendo não arriscavam para terem uma vida melhor e conformavam-se com aquilo que tinham, por exemplo se os meus pais tivessem arriscado em ir para a cidade e não ter ficado na aldeia, hoje poderia ter estudado mais e melhor, pois nas cidades existem sempre mais e melhores possibilidades de educação.

Outra mudança muito boa foi a criação e evolução das novas tecnologias, através destas pode-se estudar, permite o desenvolvimento do ensino e permitem aos professores ensinarem melhor, pois aqui existe muita informação para que os alunos aprendam da melhor forma.

Se na altura que eu andava a estudar tivesse este tipo de conhecimentos que tenho hoje podia ter optado e estudado através da internet e assim os meus estudos seriam melhores do que foram.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Assumir opinião sobre assunto que tenha gerado polémica

Um dos assuntos que tem gerado polémica é a lei da eutanásia (viver ou morrer).

Sou da opinião que a eutanásia é uma acto aceitável dentro de certos limites tais como, uma doença terminal ou incurável, pois viver é um direito e não uma obrigação.

A Eutanásia deveria ser legal pois as pessoas em fase de sofrimento deverão ter direito a escolher se querem continuar a viver ou não.

Concordo com a Eutanásia só a pedido da própria vítima, pois ninguém mais pode decidir por ela.

Momentos na vida onde tive que intervir e argumentar

1-Um dos momentos da minha vida que me lembro onde foi necessário intervir com a minha opinião foi há uns anos atrás, quando não concordei com o despedimento de uma colega minha. O caso foi o seguinte, na altura a minha colega estava com dificuldades financeiras e então foi pelo caminho mais fácil que foi “roubar”, e a “vítima” desse roubo fui eu.

Nesse mesmo dia a encarregada do estabelecimento soube do sucedido e veio ter comigo. Perguntou-me então se não seria melhor despedi-la. Então ai eu intrevi dizendo que todos erramos e todos têm direito a uma segunda oportunidade, disse também que ela já me tinha dado o dinheiro e pedido desculpa, disse-lhe também que pensa-se bem pois se ela ficasse sem emprego seria pior, pois ela tinha feito o que fez por dificuldades financeiras e se ficasse sem trabalho o que iria ser?!...

Com esta argumentação e apresentação do meu ponto de vista a minha colega não foi despedida e a partir desse dia nunca mais “roubou”, pelo menos ali !!! Ficou-me agradecida pelo que fiz por ela e eu de consciência tranquila por ter intervido.

Aqui vou usar argumentos para convencer e usar o meu ponto de vista

2- Eu escolhi o tema da Eutanásia, onde sou a favor, porque uma vida quase vegetativa, inútil, mutilada pelo sofrimento não se enquadra com a dignidade inerente á pessoa humana.

Os indivíduos acreditam que é uma escolha de modo a evitar a dor e o sofrimento de pessoas que se encontram sem qualidade de vida ou em fase terminal. O homem precisa de satisfazer as necessidades mais básicas, contudo, o medo de ficar sozinho, de ser um “estorvo”, a revolta e a vontade de dizer “ não, a vida assim não é digna para mim” leva o indivduo a pedir o direito a melhorar com dignidade e a afirmar “viver é um direito, não uma obrigação”.

Cada pessoa tem autonomia para decidir por si próprio querendo uma morte com dignidade como morrer com conforto físico, emocional, psicológico e espiritual, fornecido por profissionais de saúde competentes em conjunto com familiares e se possível viver os seus últimos dias no conforto do seu lar. Trata-se de uma escolha consciente e informada que reflecte o fim de uma vida em que quem morre não perde o poder de ser digno até ao fim porque uma vida sem dignidade é uma afronta para o homem.

Importância dos Inquéritos para ajudar a melhorar o serviço

Nunca preenchi nenhum inquérito cultural, pois aos sitos onde fui isso não se proporcionou.

Acho que no fim de um filme, um espectáculo, um teatro…, este tipo de inquéritos são relevantes para que assim sejam dadas as opiniões e sugestões sobre o espectáculo assistido. Assim sendo, algumas das coisas poderão ser mudadas, alteradas ou melhoradas.

Importância da Teoria prática no contexto profissional

1. A educação, a formação e o emprego assumem um importante papel na promoção da adesão social. A qualificação profissional proporciona aos cidadãos maiores níveis de empregabilidade, nomeadamente na possibilidade de acederem a um leque mais diversificado de postos de trabalho, postos condignos e com maior possibilidade de segurança e de permanência a médio prazo.

A situação perante o trabalho é decisiva para a pessoa na sociedade, pela possibilidade que lhe concede de satisfação de necessidades básicas (materiais).

O acesso ao emprego qualificado constitui uma das melhores protecções contra a exclusão social.

Assim sendo, a formação enquanto aquisição sistemática de competências, normas, conceitos ou atitudes que origina um desempenho melhorado em contexto profissional.

Na televisão tenho visionado muitas vezes casos de pessoas que tem a prática profissional mas n a teórica, assim sendo não podem ocupara cargos de mais responsabilidade e ir mais acém, porque hoje em dia as formações são muito importantes para subir de posto e criar empresas por conta própria.

Na minha vida diária já me aconteceu ter que por em prática aquilo que aprendi na teoria em contexto profissional.

Quando tirei as formações de Ajudante de Cabeleireiro e Técnica de Animação Turística, nos estágios tive que demonstrar competências adquiridas ao longo das formações.

No de Ajudante de cabeleireira tive que demonstrar no salão práticas como: (esticar cabelos, fazer permanentes, pintar cabelos, basicamente tudo o que se faz num cabeleireiro.

E na animação Turística tive que fazer reconhecimentos de terreno para assim fazer visitas guiadas.

2. Acho que a Teoria-Prática é importante no contexto profissional pois a qualificação profissional proporciona aos cidadãos maior possibilidade de emprego e permanência no posto de trabalho, sendo assim é das melhores protecções contra a exclusão social pois permite aos cidadãos um melhor desempenho profissional.

Por exemplo a formação que ando a frequentar vai ser muito importante no meu desenvolvimento profissional porque aprendo variadas coisas que me vão permitir trabalhar melhor com as crianças. EX: Reconhecer características em crianças com Necessidades Especificas de Educação e ajudar no processo de ilegibilidade destas.

Identificar com a realidade, na leitura ou visionamento de algum artigo

Até a minha vida actual já tive algumas actividades profissionais, uma das quais foi ter trabalhado numa fábrica de confecção de roupa. Actualmente vejo muitas vezes no noticiário assuntos relacionados com despedimentos de empregados, por falta de dinheiro, redução do número de empregados ou até mesmo fábricas que vão á falência.

Eu identifico-me em parte com este tipo de realidade, pois fui mandada embora da fábrica onde estava, por falta de dinheiro dos patrões e por redução de empregados.

Há pouco soube que essa mesma fábrica reduziu mais de metade dos empregados existentes desde a altura em que eu lá trabalhava.

Factores que influenciaram a minha trajetória de vida


Devido a alguns factores da minha trajectória de vida a minha evolução pessoal foi afectada. Assim sendo, se eu tivesse seguido os estudos a minha vida poderia ter sido completamente diferente e hoje poderia ter uma vida social, cultural e económica melhor pois a formação é muito importante para cada um de nós.

Outro factor que talvez tenha afectado a minha vida foi ter deixado o meu trabalho nos Hospitais da Universidade de Coimbra para ir tirar a carteira profissional de Ajudante de Cabeleireira, pois este não me abriu grandes portas no mundo do trabalho e no outro eu já poderia ter evoluído e ter outro cargo.

Outro dos factores foi o meu namorado ter emigrado, este factor afectou-me um pouco porque antes de ele ter emigrado estávamos juntos todos os dias e devido á ausência dele ficamos com as nossas vidas paradas, pois já podíamos estar juntos ou casados.

Entre outros estes foram os factores que a meu ver afectaram mais a minha trajectória de vida, a nível económico, não ter se3guido os estudos e deixado o emprego nos Hospitais da Universidade de Coimbra e ter vindo para a “terrinha”, a nível cultural e social foi ter deixado de estudar, a nível familiar foi o meu namorado ter emigrado.

Proposta de Trabalho "Memórias da minha vida"

1-Elabore um pequeno texto memorialistico.

Não costumo ter medo de nada... Na verdade, aquilo de que realmente tenho medo é de mim mesma. Daquilo que não consigo controlar. Por isso mesmo uma das situações em que eu realmente parei e tive um medo inevitável foi há 4 anos atrás, quando num dia de chuva a caminho de Coimbra, o meu carro de repente começou a rodopiar, não sabia o que fazer, foi então que me deixei ir e fui para onde o carro me quis levar, fechei os olhos e quando os abri estava simplesmente na outra faixa como se estivesse estacionada. Neste momento passaram-me diversas coisas pela cabeça. Ninguém parou, as minhas pernas tremiam as lágrimas escorriam-me pela cara abaixo, até que minutos depois apareceu um senhor que me disse:

“A menina teve cá uma sorte, muitos dos acidentes que aqui se dão vão rabina abaixo”

Lembro-me destas palavras como se fossem ditas hoje, apesar do estado em que me encontrava ainda me deu vontade de rir com as palavras desse senhor.

Este foi um dia que me marcou bastante, pelo susto, pelo medo e por mim mesma.

2-Escreva, tal como se fosse num diário, os acontecimentos do dia anterior.

Segunda- feira, 24 de Agosto

O regresso

Mais um dia de formação depois de alguns dias de férias, 7h30 e o relógio despertou custou levantar-me depois de alguns dias a levantar-me não tão cedo. Mas teve que ser, pois não podem ser sempre férias e a luta continua, arranjei-me e lá fui eu a caminho da formação.

A manha passou-se bem, a formadora passou um power point no qual falava de crianças autistas, o tema foi bastante importante.

A tarde foi com a mesma formadora também se passou bem, visionamos um filme sobre a temática da manha.

Saí da formação e fui acompanhar a formadora ao Casal da lapa, pois ela não conhecia o local. De seguida fui para casa, o resto da tarde foi como todos os outros dias não se passando nada de especial.

3- Elabore a sua Autobiografia.

Sou a Cátia Sofia Marcelino de Almeida, nasci na Covilhã mas vivo numa Aldeia chamada Meãs.

Não sei porque razão os meus pais me deram o nome Cátia, talvez porque gostaram dele.

Na minha vida escolar aquilo que recordo com desagrado foi o facto de na primária ter tido uma professora que era muito má para os alunos, ela levava canas, réguas etc, para a sala de aula para nos dar com elas, batia por tudo e por nada e os alunos que não sabiam alguma coisa ela puxava as orelhas e até estalos dava, até me lembro que um dia de tanto puxar a orelha a um colega meu lha feriu. Todos tínhamos medo dela. O momento que recordo com mais agrado foi as minhas brincadeiras naquele pátio com os meus amigos.

No secundário o que mais me agradou foi ter tido a oportunidade de vir tirar este curso de técnica de Acção Educativa que me vai dar equivalência ao 12º ano. Até agora ainda não tive nenhum momento de desagrado a não ser o facto de quando um trabalho me é pedido não o conseguir realizar.

Ainda estou para alcançar os meus sonhos e esperanças a que me propus quando era adolescente.

Atrás já mencionei aquele professor que me marcou mais, não me recordo de mais nenhum, nem de mais acontecimentos.

Tenho o 9º ano de escolaridade realizado e concluído no (Agrupamento Vertical Escalada De Pampilhosa da serra)

Até aqui trabalhei como Empregada de Distribuição Hospitalar nos Hospitais da Universidade de Coimbra, neste mesmo local trabalhei também como empregada de limpeza personalizada, em Coimbra tirei também a carteira profissional de Ajudante de Cabeleireira, exerci a actividade profissional de Estagiária Acabadora numa fábrica de confecção de roupa no Fundão, trabalhei como BarWoman no café da minha aldeia, frequentei e tirei a carteira profissional de Técnica de Animação Turística na Pampilhosa da Serra, neste momento estou a frequentar uma formação de técnica de Acção Educativa que me vai dar equivalência ao 12ºano.

Tenho uma boa preparação profissional nestas áreas.

Tenho um bom relacionamento com a minha família no geral.

A minha vida actual está no bom caminho para atingir os meus objectivos profissionais.

Inquérito - Importância dos Media (Catarina 26 anos)

1. Que Media conhece?

Conheço a rádio, televisão, jornais, computador, telemóvel e telefone fixo.

2. Quais as suas funções?

Servem para comunicar, informar, pesquisar, entreter.

3. Qual o uso que faz deles?

Rádio não oiço, uso mais jornais, televisão, computador e telemóvel.

4. Qual o que usa mais?

Uso mais o computador e a televisão.

5. Para quê?

Uso mais a televisão para estar informada e o computador para comunicar com os amigos através da internet.

6. Na sua opinião que impacto tem os media na sociedade?

Têm muito impacto, porque hoje em dia não há uma casa que n tenha apenas uma televisão, mas sim 2 ou 3, ou ate mais, o mesmo acontece com os computadores.

Cada vez o seu uso é mais frequente.

Numa maneira em geral são todos importantes, a sociedade dificilmente conseguiria viver sem eles.