segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Importância da Teoria prática no contexto profissional

1. A educação, a formação e o emprego assumem um importante papel na promoção da adesão social. A qualificação profissional proporciona aos cidadãos maiores níveis de empregabilidade, nomeadamente na possibilidade de acederem a um leque mais diversificado de postos de trabalho, postos condignos e com maior possibilidade de segurança e de permanência a médio prazo.

A situação perante o trabalho é decisiva para a pessoa na sociedade, pela possibilidade que lhe concede de satisfação de necessidades básicas (materiais).

O acesso ao emprego qualificado constitui uma das melhores protecções contra a exclusão social.

Assim sendo, a formação enquanto aquisição sistemática de competências, normas, conceitos ou atitudes que origina um desempenho melhorado em contexto profissional.

Na televisão tenho visionado muitas vezes casos de pessoas que tem a prática profissional mas n a teórica, assim sendo não podem ocupara cargos de mais responsabilidade e ir mais acém, porque hoje em dia as formações são muito importantes para subir de posto e criar empresas por conta própria.

Na minha vida diária já me aconteceu ter que por em prática aquilo que aprendi na teoria em contexto profissional.

Quando tirei as formações de Ajudante de Cabeleireiro e Técnica de Animação Turística, nos estágios tive que demonstrar competências adquiridas ao longo das formações.

No de Ajudante de cabeleireira tive que demonstrar no salão práticas como: (esticar cabelos, fazer permanentes, pintar cabelos, basicamente tudo o que se faz num cabeleireiro.

E na animação Turística tive que fazer reconhecimentos de terreno para assim fazer visitas guiadas.

2. Acho que a Teoria-Prática é importante no contexto profissional pois a qualificação profissional proporciona aos cidadãos maior possibilidade de emprego e permanência no posto de trabalho, sendo assim é das melhores protecções contra a exclusão social pois permite aos cidadãos um melhor desempenho profissional.

Por exemplo a formação que ando a frequentar vai ser muito importante no meu desenvolvimento profissional porque aprendo variadas coisas que me vão permitir trabalhar melhor com as crianças. EX: Reconhecer características em crianças com Necessidades Especificas de Educação e ajudar no processo de ilegibilidade destas.

Sem comentários:

Enviar um comentário